Amor



Hoje eu to "in love" com o poema Amor - Carlos D. de Andrade. Gente, lindo demais!

Sério, me fez parar pra pensar num boacdo de coisas... AMAR não é pra qualquer um! Muitas pessoas pensam que amam demais, outras pensam que amam pouco, algumas pensam que não amam nada!

Há quem diga: "Me ame!" e espera que seja amado só por querer que seja assim. Exigem respeito, compreensão, até mesmo subordinação. Usam, isso mesmo, a palavra certa é "usam" seus parceiros(as) como se fossem seus empregados, fazendo uma série de exigências: "Me respeite, seja romântico(a), atencioso(a) e me ame incondicionalmente. Tudo o que eu disser estará certo, tudo o que eu fizer será o melhor. Faça sempre o que eu mandar, me bedeça, me idolatre..."

Não gente, brincadeira! Ninguém fala isso para o seu namorado(a) né? Mas tem muita gente que quase fala isso, pior, age de maneira que isso esteja bem evidente! Agora, aguce seu lado "psicólogo" e pense comigo: Por que trato meu parceiro(a) assim? É insegurança, carência, amor ou possessividade?

Na minha opinião pode ser qualquer um, menos amor. Se uma pessoa ama outra, ela receberá atenção, romantismo, respeito, carinho e amor sem que precise de exigi-la disto. Claro que todos somos diferentes, portanto pode ser que sejamos melhores e piores em aspectos diferentes quanto ao assunto "amor"!

No amor não há regras, nem dever de casa. Apenas ame e deixe o amor fluir com calma, deixe que este amor alcance quem está com você. Tenha um amor saudável, sem pressão. Diminua as críticas, aumente os elogios. Olhe nos olhos de quem você ama de maneira que as palavras sejam desnecessárias. Faça-o(a) se sentir especial, sendo especial pra ele(a). Vá a padaria e compre o suco do sabor preferido dele(a), e não do seu. Apoie nas suas decisões, principalmente nas mais arriscadas. Ajude-o(a) nos afazeres de casa, nos estudos, nmo trabalho. Faça cócegas, caretas, morda, dance, cante! Diga que não o trocaria por um bilhete da mega sena premiado. Quando ele te perguntar se você o ama, se quer viver pra sempre ao seu lado, responda a verdade. Homens, assistam novelas com elas! Mulheres, assistam o futebol com eles! E o mais importante, nunca o deixe esquecer de que seu coração será sempre dele(a).

"Muitas pessoas apaixonam-se muitas vezes na vida, mas poucas amam ou encontram um amor verdadeiro."

Então é isso. Segue o poema que citei no início:


AMOR

Quando encontrar alguém e esse alguém fizer seu coração parar de funcionar por alguns segundos, preste atenção. Pode ser a pessoa mais importante da sua vida.

Se os olhares se cruzarem e neste momento houver o mesmo brilho intenso entre eles, fique alerta: pode ser a pessoa que você está esperando desde o dia em que nasceu.

Se o toque dos lábios for intenso, se o beijo for apaixonante e os olhos encherem d'água neste momento, perceba: existe algo mágico entre vocês.

Se o primeiro e o último pensamento do dia for essa pessoa, se a vontade de ficar juntos chegar a apertar o coração, agradeça: Deus te mandou um presente divino: o amor.

Se um dia tiver que pedir perdão um ao outro por algum motivo e em troca receber um abraço, um sorriso, um afago nos cabelos e os gestos valerem mais que mil palavras, entregue-se: vocês foram feitos um pro outro.

Se por algum motivo você estiver triste, se a vida te deu uma rasteira e a outra pessoa sofrer o seu sofrimento, chorar as suas lágrimas e enxugá-las com ternura, que coisa maravilhosa: você poderá contar com ela em qualquer momento de sua vida.

Se você conseguir em pensamento sentir o cheiro da pessoa como se ela estivesse ali do seu lado... Se você achar a pessoa maravilhosamente linda, mesmo ela estando de pijamas velhos, chinelos de dedo e cabelos emaranhados...

Se você não consegue trabalhar direito o dia todo, ansioso pelo encontro que está marcado para a noite... se você não consegue imaginar, de maneira nenhuma, um futuro sem a pessoa ao seu lado...

Se você tiver a certeza que vai ver a pessoa envelhecendo e, mesmo assim, tiver a convicção que vai continuar sendo louco por ela... se você preferir morrer antes de ver a outra partindo: é o amor que chegou na sua vida. É uma dádiva.

Muitas pessoas apaixonam-se muitas vezes na vida, mas poucas amam ou encontram um amor verdadeiro. Ou às vezes encontram e por não prestarem atenção nesses sinais, deixam o amor passar, sem deixá-lo acontecer verdadeiramente.

É o livre-arbítrio. Por isso preste atenção nos sinais, não deixe que as loucuras do dia a dia o deixem cego para a melhor coisa da vida: o amor.

Carlos Drummond de Andrade

1 Response to "Amor"

  1. Anônimo Says:

    Retifico o que disse. Não acredito no amor. É tolo, sofrido, te faz uma marionete. Pense apenas em si mesmo. É o que basta pra ser feliz, quando pouco se importa com a felicidade do outro. Jesus voltará e retribuirá cada um de acordo com seus atos. Amém.

Postar um comentário